Gol, da Argentina! Hermano prepara no Brasil VW 1.6 16V Turbo com 412 cavalos [Túnel do Tempo]
Por: Fabio Felix Pascoal / Fotos: Fábio Arantes
[Esta matéria foi publicada orginalmente na FULLPOWER 73]
A quantidade de Volkswagen Gol em circulação supera a frota de carros da cidade de São Paulo. De cada oito automóveis atualmente em uso no Brasil, um é Gol. Se todas as unidades produzidas fossem colocadas em fila indiana, teríamos um engarrafamento de mais de 20 mil km! Esses números atestam uma verdadeira legião de admiradores e o título de “carro mais preparado do Brasil”.




No interior, o show de bom gosto e exclusividade continua. O santantônio German Racing de seis pontos foi totalmente cromado e os bancos concha Sparco, modelo Siena, receberam revestimento de couro bege, assim como as laterais das portas e a forração do teto. “O interior foi a parte que me deu mais trabalho, porém, o resultado ficou ótimo. Valeu muito a pena”, comemora. Na rua o Golzinho faz bonito, anda redondo e tem uma pegada do turbo violenta, já a partir do 3 000 rpm. Este é o único “gol” argentino que todo brasileiro gostaria de poder admirar ao vivo!
FICHA TÉCNICA
- Carroceria:
- Modelo: VW Gol GL 1 995
- Tipo: Hatch, monobloco, motor longitudinal, tração dianteira
- Motor:
- Modelo: AP 1 600
- Potência e torque: 412 cv
- Dimensões: Diâmetro de 81 mm, curso de 77,4 mm (1 596 cm3)
- Bielas: Iapel de aço forjado com 144 mm de comprimento
- Pistões: Iapel forjado
- Turbo: Holset HX40, caixa quente .58, rotor 58 mm, eixo 60 mm, wastegate Limit, blow-off Limit, intercooler Spearco
- Cabeçote: De alumínio 16V, válvulas 33 mm na admissão e 29 mm no escape, molas duplas, prato em aço cromo-molibdênio, comando original
- Escape: Coletor tubular pulsativo em aço inox German Racing Escapes com saída de 3”
- Alimentação: 4 injetores do Audi A3 turbo, bomba Bosch 018, tanque em alumínio de 50 litros, 2 corpos de borboleta de Gol GTI 16V, injeção programável FuelTech RacePro1Fi
- Taxa/combustível: 8:1/ gasolina
- Ignição: Módulo de ignição MSD 6AL, bobina Mallory Promaster, cabos de 12 mm
- Transmissão:
- Câmbio: Forjado com engrenagens de dente reto
- Embreagem: Tilton multidisco
- Suspensão:
- Amortecedores: Koni reguláveis
- Freios e rodas:
- Freios:Dianteiros a disco de 330 mm com pinças Wilwood de 4 pistões e cubos billet flutuantes RG Brakes
- Rodas: Toora Competizione 17”x7”
Pneus: Toyo 205/40 R17”
- Modificações:
- Manopla, pedaleiras, volante, cintos de quatro pontos e bancos concha, todos Sparco, MP3-player Pioneer, kit duas vias Audiobahn, subs Swiss Audio, santantônio de seis pontos German Racing
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